Como resolver o cubo magico

Cubo Magico



Se você já se cansou de ver alguém impressionando a galera resolvendo o Cubo Mágico ou Rubik`s Cube com tanta facilidade, chegou sua hora!.
Quando você manuseia o cubo, você gira suas CAMADAS, porém, o objetivo é tornar suas
FACES homogêneas.
São 26 pequenos cubos externos, e um cubo 'invisível' em seu interior que, na verdade, é o
mecanismo que permite que os cubos externos se movam. São 8 cubos de canto,
com 3 cores, 12 cubos de borda, com 2 cores e 6 cubos centrais com apenas uma cor.





Os cubos centrais são fixos entre si, de forma que, se você possuir o Cubo Mágico original, o cubo central azul será sempre oposto ao verde, o amarelo ao branco e o vermelho ao laranja. A cor do cubo central determina a cor de sua face.
Durante este método de resolução serão utilizados os termos exemplificados na imagem ao lado para identificar as faces e as camadas do cubo, sempre tomando como referência o cubo na posição ilustrada.
image

1º Passo
image Formar uma cruz no topo de forma que as cores dos cubos de borda correspondam com as dos cubos centrais.
Normalmente é relativamente fácil posicionar os cubos de borda da face superior.
Você precisará de 2 ou 3 movimentos.
O meio mais fácil é primeiramente colocar o cubo de borda na camada inferior abaixo do seu lugar, girando a camada do meio e a camada oposta a qual o cubo deve ficar. Depois mover o cubo de borda para a camada superior, e voltar as camadas que você moveu. Posicione novamente a camada superior, pois provavelmente ela girou.







2º Passo

image Posicionar os cubos de borda da camada mediana com a
orientação de cores escolhida.
Você deverá usar a sequência TROCADORA DE BORDAS ou a TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO. Considere um cubo na camada do meio. As cores dos dois cubos centrais adjacentes determinam as cores do cubo de borda. Os
cubos pertencentes à camada mediana devem estar na própria camada do meio ou na inferior.
Se você pretende também inverter a orientação do cubo, use a sequência TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO.









SEQUÊNCIA TROCADORA DE BORDAS
image
Segure o cubo como na figura enquanto executa esta sequência. Esta sequência troca dois cubos de borda de posição mantendo suas cores. Isto força dois cubos da camada inferior a trocarem de posição também, mas não devem ser considerados no momento. Os demais cubos permanecerão em seus lugares.




image
SEQUÊNCIA TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO
image
Segure o cubo como na figura enquanto executa esta
sequência. Esta sequência troca dois cubos de borda de
posição invertendo a orientação de suas cores. Esta sequência também troca dois cubos de canto de posição, mas não devemos considera-los no momento. Os demais permanecerão em suas posições.






image
image 
Orientações
2.1. Se o cubo de borda da camada mediana já estiver em seu lugar, porém, com orientação errada, mova-o para a camada inferior depois retorne-o ao seu lugar com a orientação correta utilizando as sequências trocadoras de borda
adequadas.

2.2. No caso de o cubo de borda estar a um passo de sua posição correta, na
camada do meio, use uma vez a sequência TROCADORA DE BORDAS, ou a
sequência TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO, de acordo com a orientação desejada.
 



2.3. Se o cubo de borda que você deseja posicionar estiver dois image
passos longe do seu destino, (ver imagem ao lado, onde a camada visível é a inferior) use uma sequência TROCADORA DE BORDAS para move-lo para mais perto, ou gire a camada inferior de maneira adequada, já que não é preciso preocupar-se com ela agora. Feito isso, a situação é como o caso 2.2.



2.4. Quando o cubo de borda estiver em uma posição oposta à
correta, na camada mediana, você deve move-lo para a camada
inferior, próximo ao seu lugar, depois retorná-lo-lo à camada  mediana usando a sequência TROCADORA DE BORDAS correta.




2.5. O último caso é quando o cubo estiver na camada mediana
porém do outro lado do cubo mágico. Neste caso você deve
usar uma sequência TROCADORA DE BORDAS para move-lo
à camada inferior. Mova o cubo para uma posição mais próxima
na camada inferior girando-a ou usando a sequência TROCADORA DE BORDAS. Mais uma sequência TROCADORA DE BORDAS e o cubo estará na posição desejada.








3º Passo
image
Posicionar os cubos de borda da camada inferior com a
orientação correta das cores.
Para completar este passo, use uma das duas sequências TROCADORAS DE BORDA.
Não se esqueça de que você deve posicionar os quatro cubos de borda inferiores trabalhando apenas na camada inferior.
Primeiramente verifique se pode posicionar um ou mais cubos apenas girando a camada inferior.







Orientações

3.1. O cubo de borda que você deseja posicionar está numa posição próxima. Use uma vez a sequência TROCADORA DE BORDA adequada lembrando sempre de segurar o cubo como indicado nos procedimentos da sequência.

3.2. Se o cubo estiver na posição oposta à correta, utilize duas vezes a sequência TROCADORA DE BORDA adequada.
Se você seguiu corretamente os procedimentos anteriores, seu cubo deve possuir uma cruz em cada uma de suas faces. Isso não impede que alguns cubos de canto já estejam em seus lugares e com orientação correta das cores.




4º Passo
Posicionar os cubos de canto sem se preocupar com sua orientação.
A sequência TROCADORA DE CANTOS o ajudará nessa tarefa.

SEQUÊNCIA TROCADORA DE CANTOS
image



Mantenha o cubo na posição indicada. Esta sequência inverte 3 cubos de canto de posição mantendo o restante dos cubos
inalterados.









image

Orientações



image 4.1. Para posicionar um cubo vizinho, use uma sequência
TROCADORA DE CANTOS, sem se preocupar com sua orientação por enquanto. Tome o cuidado de segurar o cubo com a face que contém os cubos a serem trocados na face superior.





4.2. Se houver apenas um cubo central entre um cubo de canto
e seu lugar correto, execute a sequência TROCADORA DE CANTOS duas vezes, se você desejar que o quarto cubo,"atrás" dos três cubos que se movem permaneça em seu lugar.




4.3. Se o cubo de canto não estiver na mesma camada, use uma sequência TROCADORA DE CANTOS para move-lo para mesma camada e então execute a mesma sequência mais uma ou duas vezes, dependendo de quais cubos deseja manter inalterados. Essa segunda situação se assemelha à 4.1 ou 4.2.



À cada sequência, reposicione o cubo mágico de movo que a face que contém os
cubos a serem trocados esteja voltada para cima.
Chegado neste ponto, seu cubo deve estar com os oito cubos de canto em seus
devidos lugares, estando alguns já com a orientação correta das cores e outros
ainda errados.



5º Passo

Corrigir as cores dos cubos de canto.
Use a sequência GIRADORA DE CANTOS PARA DIREITA ou a GIRADORA DE CANTOS PARA ESQUERDA. A sequência giradora de cantos para direita rotacional, no lugar, um cubo de canto, em sentido horário, e força o próximo cubo a girar no sentido anti-horário. A a sequência giradora de cantos para esquerda faz o oposto.
Observe que executando uma das sequências em dobro, equivale a executar a outra sequência. Isso permite que você decore apenas quatro sequências em vez de cinco.




SEQUÊNCIA GIRADORA DE CANTOS PARA DIREITA
image





Mantenha o cubo na posição indicada.








image image
 
SEQUÊNCIA GIRADORA DE CANTOS PARA ESQUERDA
image



Mantenha o cubo na posição indicada.









image
Agora você deve avançar passo a passo, corrigindo os cubos de canto. Escolha aleatoriamente ou comece após um cubo já com orientação correta.


Orientações
5.1. Se apenas um dos cubos rotacionados for corrigido, aplique a sequência GIRADORA DE CANTOS correta no cubo que permaneceu errado.

5.2. Se dois cubos opostos estiverem mal orientados, porém os outros cubos dessa camada estiverem corretos, use a sequência GIRADORA DE CANTOS correta em um cubo errado e um certo. Isso fará com que fiquem os dois cubos com orientação errada próximos. Use de novo uma das sequência para corrigi-los.
Se restarem apenas dois cubos próximos errados, eles devem se corrigir com apenas uma sequência giradora de cantos. Feito isso seu cubo mágico estará solucionado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

Feliz aniversario velhinho !!!!