Quem foi Tiradentes ?

Tiradentes

Oba hoje Amanhã é feriado, mas você sabe porque?
Não!!!



Na Wikipédia, temos:
“Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em Fazenda do Pombal e morto em 21 de abril de 1792, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.”
Mas por que, Tiradentes é tão importante?
Há quem negue que Tiradentes não era o líder da Inconfidência Mineira, porém, grande parte dos historiadores afirmam que sim. Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Era o participante da conspiração de menor posição social (era Alferes e dentista prático). No entanto, foi o único a assumir a responsabilidade pelo movimento. Negando a princípio sua participação, Tiradentes assumiu posteriormente toda a responsabilidade pela Inconfidência, inocentando seus companheiros. Presos, todos os inconfidentes aguardaram durante três anos pela finalização do processo, alguns foram condenados a morte e outros ao degredo, posteriormente, a mando da Rainha Dona Maria I, todas as sentenças foram alteradas para degredo, com exceção apenas para Tiradentes, que permaneceu com o sentença de execução, sendo a sentença executada publicamente a 21 de abril de 1792 no Campo da Lampadosa.Tiradentes
Em seguida, o corpo foi levado em uma carreta do Exército para a Casa do Trem (hoje parte do Museu Histórico Nacional), onde foi esquartejado. O tronco do corpo foi entregue à Santa Casa de Misericórdia, sendo enterrado como indigente. A cabeça e os quatro pedaços do corpo foram salgados, para não apodrecerem rapidamente, acondicionados em sacos de couro e enviados para as Minas Gerais, sendo pregados em pontos do Caminho Novo onde Tiradentes pregou suas idéias revolucionárias. A cabeça foi exposta em Vila Rica (atual Ouro Preto), no alto de um poste defronte à sede do governo. O castigo era exemplar, a fim de dissuadir qualquer outra tentativa de questionamento do poder da metrópole.
Foi alçado posteriormente, pela República Brasileira, à condição de um dos maiores mártires da independência do Brasil.
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama (imposto sobre o ouro) e o domínio português.
Então, será que temos algo a ver com a Inconfidência Mineira? Talvez sim, talvez não. Porém, é um dia para que pelo menos pensemos na Justiça de nosso país. Não só a Justiça como direito mas também a Justiça diária. Aquela com a qual nos deparamos todos os dias onde alguns tem demais e outros não tem nada. O Brasil é assim desde que é Brasil, mas o que estamos fazendo para mudar? Enfim, pense e aja.
Praca TiradentesA atual praça Tiradentes é o núcleo central da formação da cidade. Foi oficialmente denominada Tiradentes em 1889. Nela, são preservados registros importantes, como o pinheiro araucária, plantado em 1936 por Manoel Ribas, e que está até hoje na praça, além dos monumentos a Tiradentes, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e à República. 
Praça Tiradentes em Curitiba
É a principal de Curitiba, dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, centenária em 1993. Nesta região, em 29 de março de 1693, foi fundada Curitiba. Antigamente conhecida como Largo da Matriz, a praça é o marco zero da cidade. Em 1880, em função da visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar D. Pedro II.
Nove anos mais tarde, na República, recebeu o nome atual de Praça Tiradentes. É importante terminal de transporte coletivo. É ponto de encontro permanente, de caras lembranças para a memória comum aos curitibanos.
               Detalhe do novo calçamento da Praça Tiradentes, permitindo a visão aos achados arqueológicos.
O novo piso da velha praça revela traços da cidade de ontem, sob os vidros que refletem a ramada das árvores, algumas tão antigas quanto o pinheiro de 1936, outras amarelas como a florada dos ipês quando acabam as geadas. (Prefeitura de Curitiba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

Feliz aniversario velhinho !!!!