O que são os spams e como se livrar deles?

Spam é o nome dado para as mensagens que inundam a caixa postal de e-mails com propagandas de sites ou produtos – sem que você tenha solicitado. O nome é uma abreviação inglesa de spice ham, “presunto picante”, um enlatado bastante comum nas prateleiras dos supermercados americanos e ingleses. Na década de 70, o termo ficou famoso graças aos comediantes ingleses do grupo Monty Python num de seus esquetes, ambientado num restaurante que, para o desgosto dos seus fregueses, colocava spam em todos os pratos do cardápio.

Quem envia essas mensagens recebe o nome de spammer. Geralmente, são usuários da internet que querem vender revistas antigas ou até, em casos mais graves, enviar pornografia infantil ou fazer com que o destinatário entre numa página falsa de banco e forneça informações sigilosas de sua conta corrente. Geralmente eles conseguem o seu endereço na própria rede usando programas que rastreiam a web atrás de tudo o que vem antes e depois do símbolo @ (arroba) ou em listas de malas-diretas de empresas.

Quem sofreu algum dano causado por um spam – e quer ser ressarcido – pode entrar na Justiça. Basta comprovar que sofreu algum prejuízo, por exemplo, por não ter conseguido ler uma mensagem urgente a tempo ou que sofreu algum dano moral. “No Brasil ainda não existe a cultura da denúncia, mas o usuário deve acionar a Justiça”, diz o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito em internet.

Diga não aos enlatados
Medidas que você pode tomar para evitar spams

1. Nunca responda a spams que pedem para você responder para cancelar o recebimento de mensagens. Eles fazem isso apenas para confirmar seu endereço e continuar metralhando sua caixa postal.

2. Procure ter uma conta de e-mail apenas para cadastro em serviços online. Existem sites que passam seus cadastros adiante – aí você dança.

3. Se possível, tente cadastrar seu nome e seu sobrenome como usuário da conta de e-mail, de preferência com um ponto no meio (nome.sobrenome).

4. Use os filtros do seu programa de e-mail. Outlook Express, Outlook e Eudora oferecem uns bastante eficientes. Mas não se impressione se continuar a receber novos spams – é que eles vivem alterando seus nomes, justamente para driblar esses filtros.

5. Há programas AntiSpam disponíveis na internet que apagam as mensagens antes de elas atingirem a sua caixa postal. Costumam funcionar, mas é preciso que você atualize os parâmetros sempre que receber spams novos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

Feliz aniversario velhinho !!!!