Desmentindo 10 Mitos sobre Linux


Há tantos argumentos que os chamados “trolls”(ou seja, ignorantes viciados por Windows) se utilizam sempre para justificar o motivo pelo qual eles não só não utilizam GNU/Linux, como também fazem propaganda contra, que decidi reunir os principais argumentos contra, e rebate-los, no estilo “toma lá, dá cá”, por tópicos, vamos a eles:

10) Linux é para “Nerd’s”(programadores e etc…)
Essa é uma é uma das mais clássicas, e apesar de ser bem fácil de rebater, por outros motivos, argumentos que veremos a frente, só direi que quem diz isso, realmente não consegue fazer nada sem um técnico bem do seu lado. Muitas distribuições são consideradas até mais fácies de instalar que o próprio Windows XP. Se a pessoa não tem capacidade de ler e compreender o que está escrito na tela do computador… Técnico!!!

9) Linux é para Servidores
Essa não deixa de ser uma aceitação de que em alguma area da T.I. o Linux já domina sem sombra de duvidas e especulações. Mas GNU/linux não é feito somente para servidores, e há ene distribuições que comprovam essa verdade, e que na maioria das vezes são feitos sim é para o usuário domiciliar e comum!

8 ) Programas do Linux são inferiores aos do Windows
Essa é uma das boas, já que muitos dos programas que muitas pessoas usam em Windows são opensource e elas nem sabem disso! Mas realmente, alguns programas, como o Firefox, são no seu segmento melhores, já outros, como o Calc, ainda inferiores, mas até esses no momento inferiores, não demonstram perda para a maioria dos usuários, os domiciliares, que não usam programas como o Photoshop e CorelDraw de maneira que lembre a profissional, para eles, o Gimp tem ferramentas até de mais, porem, por causa do Marketing, preferem a pirataria…

7) Não há jogos legais para Linux
Há uma variedade muito grande de jogos para Linux, quase tão grande quanto para o Windows, principalmente se pensarmos que os mesmos, não necessitam de licença, e mesmo os que têm alguma restrição, são tão bons quanto os seus concorrentes do S.O. proprietário…

6) É muito dificil instalar/atualizar programas no Linux
Bom, isso só se torna uma verdade se a pessoa usar uma distribuição que não seja orientada para o usuário domiciliar, ou seja, comum, já que há muitas nesse segmento que tem ferramentas que tornam o ato de baixar/instalar e até de atualizar o próprio S.O. algo simples de ser feito em alguns click’s. E existem muitas desse tipo como, por exemplo, só para citar algumas: Ubuntu, Mandriva, openSUSE, Dreamlinux e Kurumim, sendo que esses últimos dois, são 100% nacionais e em português.

5) Meus Games favoritos não rodam em Linux
Outro exagero, já que programas como o wine, só para citar um, tem se encarregado desta tarefa muito bem.

4) Linux exigi que a pessoa reaprenda a usar o computador
Não sei como, já que ainda é o mesmo computador, tem uma interface gráfica baseada em janelas da mesma maneira que o S.O. proprietário, usa as teclas e o mouse da mesma forma, e se utiliza de ícones de modo similar. Há coisas a se aprender, não há para se reaprender, desculpe, mas isso é português básico…

3) Muitos dos meus periféricos, como webcam e impressora, não funcionam no Linux
Bom, um dos motivos deve ser um Kernel desatualizado, o que pode ser facilmente resolvido. Nem mesmo o Windows escapa desse problema, muitas vezes já tive esse problema no Windows XP, mas não vejo ninguém mais reclamando disso, desde que se descobriu que isso é mais freqüente num sistema livre que na maioria das vezes, não recebe drives oficiais dos fabricantes de hardware…

2) Linux não tem suporte ou ajuda
Muitas distribuições como a SUSE e o Red Hat tem versões chamadas enterprises, aonde o diferencial é exatamente o suporte e a ajuda ao usuário. Mas não é necessário apelar ao bom e velho método de suporte pago, que na maioria dos usuários Windows, nunca foi possível usar, por causa da pirataria. Para se ter ajuda, basta apelar para a intenet, já que desde que com paciência e fazendo a pergunta certa, muitos fóruns e comunidades, tanto de Linux como da distribuição que você usa, ou tenciona usar estarão prontas para tirar a sua duvida e mostrar a solução.

1) Linux é ruim
A grande maioria que diz isso, nem chegou a tentar usar…

Comentários

  1. Sou um usuário comum, uso windows xp, entrei na onda do ubuntu, não consegui instalar a internet, nem rodar filmes sequer....procurei solucionar meus problemas visitando sites para que o ubuntu possa reconhecer meu modem que e um dlink 210 usb e nada...Tenho amigos que atuam na area do design gráfico que inclusive tentaram me estimular a usar o ubuntu, mas logo de um par de meses desistiram, hoje trabalham com Windows Seven. Eu perguntei a eles como estão indo agora, pois estou querendo compra a licença do Seven Original, bom segundo eles o Seven trabalha de forma razoável e não tem dado trabalho. Se virei um troll não sei , mas que o windows deu conta do que eu queria ele deu.

    ResponderExcluir
  2. Bom, gostei da iniciativa mas alguns problemas impedem a migração total do usuário. A maioria faz um dualboot porque tem a necessidade de usar programas como CAD ou outra ferramenta de trabalho. Outro ponto negativo é o acabamento do OS, que mesmo o XP ainda tem designer melhor. qdo os softwares forem multiplataformas e o Linux tiver acabamento próximo ao mac, ninguem mais segura...

    ResponderExcluir
  3. Bom, sou usuario de Linux há mais de 15 anos, então não tenho problema algum com ele. Inclusive meu notebook e meu PC rodam Linus (Ubuntu e Kubuntu).
    Não troco por outro SO por nada nesse mundo, inclusive já consegui fazer com que pessoas que utilizam o RWindow$ passassem a utilizar alguma DISTRO linux.
    Se alguem precisar de ajuda, pode entrar em contato.
    a_barini at hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Os Sistemas Operacionais foram feitos para serem usados por mim. Se me preocupo em defender um, ou outro, eles estão me usando. Use todos. Resolveu seu problema, então é esse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

» Os comentários deste blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Não faço parcerias por meio de comentários, Click Aqui;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» Se você quiser deixar o link do seu blog no comentário assine como OpenId, não inclua links desnecessários em seu comentário;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar botão de Post Aleatório no Blogger