Mais tipos de carregadores diferentes

tomates


Uma experiência bastante simples e interessante, é fazer uma bateria usando alguns ingredientes culinários, como tomate, limão, abacaxi, pepino, uvas, cebolas e etc, obtendo uma tensão de 0,7 V. Essas bateria são capazes de gerar uma corrente baixa, mas podem ser associadas e usadas para alimentar um relógio digital ou algo que tenha um baixo consumo de energia.

Os ingredientes usados serão nomeados de "eletrólitos" e além deles, serão necessário um par de pedaços de metais diferentes (que serão os eletrodos),como os seguintes pares: cobre/zinco, magnésio/ferro, alumínio/cobre, prego zincado/cobre etc. O par de eletrodos de alumínio/cobre será o mais fácil de ser feito, pois esses metais são encontrados respectivamente em latas de refrigerantes e fios de cobre.

Para fazer a bateria, pegue um eletrólito (limão, tomate...) e introduza o par de metais (eletrodos) no eletrólito mantendo uma distância de 1 ou 2 cm, mas eles não podem ficar em contato.


Agora os eletrodos inseridos no eletrólito serão os pólos da bateria, e neles haverá uma tensão de 0,7 V. E para obter uma tensão maior, é só associar as bateria em série, como na imagem:




Abaixo tem vídeo que mostra os procedimentos para fazer uma bateria de limão e outra de vinagre:



Mais um vídeo com baterias desse tipo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy