Como Organizar Comissão de Formatura: PRIMEIRO PASSO

 

Para que tudo ocorra com tranqüilidade durante e até o dia da sua formatura, faz-se necessário que se eleja dentre os membros integrantes da turma, uma Comissão Organizadora que irá representa-los junto à Reitoria ou Direção das Instituições a qual pertencem, tendo um papel decisivo na elaboração de tudo o que envolverá seus futuros eventos. Para tanto basta que se convoquem os formandos (geralmente na metade do curso, ou a critério específico), através de um EDITAL, para uma ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta serão escolhidos os cargos de Coordenadores Gerais, Coordenadores de Finanças, Coordenadores de Eventos, Coordenadoria de Divulgação e Coordenadoria de Curso (esta última em caso de universidades em que as festividades de formatura é feita em conjunto entre mais de um curso). Seguidos os princípios da democracia, o próximo passo é fazer o registro em ATA do extrato das discussões e o resultado final das apurações da Assembléia. Caberá posteriormente aos eleitos a elaboração de um ESTATUTO o qual regulamentará e dará suporte jurídico à todas as ações (movimentações de conta, livro caixa, reprovação, desistência, penalidades, ajustes, etc) dos componentes da Comissão e das competências dos cargos. Cabe definir que Comissão de Formatura são todos os alunos integrantes da turma membros desta associação, e Comissão Organizadora são os membros escolhidos em assembléia como representantes da mesma. O procedimento ideal para todos os trâmites burocráticos (ata, estatuto), é sempre fazer REGISTRO EM CARTÓRIO, registros estes que darão legitimidade às decisões tomadas em Assembléia. Os passos serão colocados no organograma a seguir:

Criação da Comissão de Formatura optando pela abertura de conta “Pessoa Física” – conta corrente conjunta, onde dois ou mais membros da Comissão Organizadora devam ASSINAR JUNTOS para movimentar a conta (recomendamos este processo por ser mais simples e de melhor relação custo benefício para a Comissão):

clip_image001

Todos os membros da turma escolhidos para ocuparem os cargos da Comissão de Formatura terão a responsabilidade de sempre buscar o que melhor couber aos sócios, dirigindo as discussões e decisões, servindo de agentes facilitadores na organização dos eventos.

A Comissão de Formatura compõe-se de dois órgãos:

A Assembléia Geral, que possui poderes deliberativo e fiscal.

Comissão Organizadora, que possui poder executivo.

Os demais formandos fazem parte do quadro de sócios ativos e têm como dever e obrigação comparecer e participar das Assembléias Gerais.

aqui tem dois modelos de estatuto.

modelo 1

modelo 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy