Como enviar arquivos muito grandes

image 1- A primeira coisa que você deve pensar é que fazer upload de arquivo costuma ser demorado. Dependendo da operadora de internet, a velocidade para subir um arquivo chega a ser 10x menor entre elas. Outro fator importante é que a pessoa do outro lado pode utilizar linha discada (extremamente lento) ou internet 3G (consumo de tráfego extremamente caro). Portanto, quanto menor o arquivo, mais fácil a transferência para ambos os lados.

2 -Uma opção é compactar o arquivo. Existem vários programas na internet, mas os mais usados são o WinZip e o WinRar. Antes de enviar o arquivo, tente compactá-lo. Além de diminuir o tamanho dos arquivos, ele poderá juntar todos em um único download. Caso o arquivo continue gigante, siga as dicas a seguir e, no final, compacte o arquivo novamente.

3 – Caso você tenha que enviar um arquivo de texto ou planilha, você pode reduzir o tamanho dele transformando-o em PDF. Durante a conversão, você pode escolher a qualidade das imagens, reduzindo o tamanho do arquivo. Mas lembre-se de que a pessoa que receber o arquivo não poderá alterá-lo, ou seja, isso é indicado somente para trabalhos finalizados.

4 – Caso você queira transferir imagens, opte por subi-las em álbuns virtuais. Assim você não perderá muito tempo reduzindo as imagens, e quem for ver as fotos poderá optar por ver em uma resolução ideal para sua banda de internet. Além disso, esses álbuns acabam funcionando como backup da foto original.

Se você tiver que enviar por e-mail, o ideal é reduzir o tamanho da imagem. Existem diversos programas que fazem isso automaticamente, mas não salve os arquivos reduzidos em cima da imagem original(crie um novo).

5 – Para transferir vídeos, você pode subir o arquivo em sites de compartilhamento de vídeos. Mas, diferentemente das fotografias, o arquivo original não fica gravado, não funcionando como um backup.

Se tiver que enviar o vídeo por e-mail, você pode reduzir o tamanho do vídeo e salvá-lo usando algum tipo de compressão (o mais comum é o .mpeg).

6 – Caso você não queria alterar a qualidade dos arquivos, você pode optar por transferir os arquivos usando algum Instant Messenger (MSN, Gtalk, Skype).  A transferência é direta de um computador para o outro, mas tem a desvantagem de ter de recomeçar tudo de novo caso um dos computadores caia. Pelo menos você pode trocar umas palavras enquanto o arquivo está sendo transferido.

Para diminuir o tempo de transferência, quem recebe o arquivo deve evitar acessar outros sites, principalmente que transferem muitos dados como o YouTube.

7 – Como a maioria dos servidores de e-mail não aceita arquivos maiores de 20MB, você pode optar por quebrar o arquivo em vários pedaços menores. Os compactadores de arquivos citados no item 2 possuem essa opção.  Se você for enviar no máximo 60MB, essa é uma opção razoável. Só pergunte antes ao destinatário se não existe problema quanto ao tamanho dos arquivos. Mas lembre-se que essa é a opção mais trabalhosa, tanto para quem envia quanto para quem recebe.

8 – Você pode subir o arquivo em diversos sites que funcionam como “HD virtual”. Basta subir o arquivo, pegar o endereço dele na internet e disponibilizá-lo via e-mail. Só tome cuidado caso esse arquivo contenha dados confidenciais. Nesse caso, proteja o download com senha.

Os serviços mais conhecidos são o MegaUpload e o RapidShare. O maior problema nesses casos é que você terá que fazer cadastro para poder utilizar esse tipo de ferramenta.

9 – FTP: se você tem algum site, pode subir seu arquivo via FTP e disponibilizar o endereço ao destinatário. É menos burocrático que nos HDs virtuais. Verifique também se o destinatário possui um endereço de FTP para você subir o arquivo direto no servidor dele. Para mim, essa é a melhor opção de todas, mas tem o problema da segurança, já que teoricamente qualquer um poderá baixá-lo. Nesse caso, o ideal é apagar o arquivo assim que o outro lado der o OK.

10 – Caso você more longe da pessoa e o arquivo seja muito grande para ser enviado pela internet, você pode optar por gravar um CD/DVD e enviá-lo pelos Correios. Nesse caso, a grande vantagem é que você poderá enviar 1MB ou 100GB de dados que o tempo será o mesmo, e sem o risco de queda na conexão. Particularmente acho essa a melhor opção para arquivos com mais de 2GB de tamanho total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy