O que é ser patriota?
Ser patriota é servir à pátria pelo bem dela. Os governantes costumam exaltar o patriotismo na guerra justamente para que o país não perca.
Adaptando ao Brasil, ser patriota deveria ser trabalhar o máximo possível para transformar este país em uma potência mundial, que potencial tem, mas infelizmente o povo não é patriota, só sabe reclamar das coisas, botar a culpa nos outros e coçar o saco. Trabalhar, estudar e fazer o melhor ao país nada.
A massa ignorante acha que ser patriota é torcer pela seleção, pelo Pé-de-chinelo ou por qualquer outro esportista/time. Isso é ser torcedor, não patriota. O esporte é bom, ajuda a reduzir a criminalidade, mas não evolui o país.
É preciso separar uma coisa da outra e a mídia ou o governo deveria fazer uma campanha para explicar o porquê do país está nessa miséria, ao invés de propagandas ridículas do nível "o melhor do Brasil é o brasileiro". Se isso é o melhor do país, imagine o pior.
No Brasil só lembram que a Bandeira Nacional existe na época da copa do mundo, é muita gente comprando, enfeitando as suas casas e seus carros, eu vi até mesmos cabelos sendo pintados, unhas decoradas com as cores da bandeira.
Bem ai eu pergunto quem sabe o que se comemora no dia 7 de setembro?
Para a grande massa é apenas mais um feriado…
vi no yahoo respostas
Por que o patriotismo brasileiro surge apenas em épocas de campeonatos mundiais de futebol?
O que surge em épocas de campeonato de futebol não é patriotismo..... é um fenômeno social... de agregação em torno de um objetivo comum, todos os brasileiros ( ou a maioria) são notórios amantes de futebol, então, amam seus times e torcem o tempo todo..l.entretanto quando existe o advento da copa do mundo eles se unem em torno de um idéia comum a todos...... não tem nada a ver com patriotismo...só circunstancial........... Patriotismo é outra coisa tem a ver com a luta por ideal comum, por melhores condições para todos , tem a ver com não deixar que os governos sejam corruptos, lutar por direitos ...coisas que o tipo de colonização que tivemos não facilitou muito...... vejamos os argentinos que detestamos tanto no terreno futebolístico.... são árduos e ferrenhos lutadores pelo bem comum, e podemos chamá-los de verdadeiros patriotas..... mas deixa pra lá tenha em mente que o patriotismo surge da necessidade;.... e como por aqui as coisas nunca são muito sérias mesmo.... patriotismo esta passando longe..... só volta o patriotismo quando voltar a ditadura......
Faço uma pergunta em cima dessa:
Por que nós só lotamos estádios e enchemos as ruas por causa do futebol ou artistas e não vamos á rua protestar e colocar para fora esses bando de corruptos? Falta de cultura e de ideais sociais.
Por que patriotismo só com futebol? Pela mesma razão, afinal é mais divertido o esporte, o carnaval, os concertos de rua . . .
O povo é como o touro, nao sabe a forca que tem.
Ser patriota com o futebol é estupidez, eles quando estiveram aqui na Alemanha p/ a Copa do Mundo, só queriam estar nas melhores discotecas e pegar as gringas. Dormir, treinar e futebol, nada!
Vamos lá então grande massa vamos torcer pelo BRASIL (estou sendo sarcástico)
Eu queria que o povo brasileiro seguisse este exemplo:
Não existe povo mais patriótico do que o americano. Isso ninguém pode negar. Qualquer carro, por mais velho que seja (e americano, acreditem, usa carro velho) tem sempre uma bandeira americana como adesivo, ou na antena, ainda que desbotada ou rasgada.
Em qualquer obra publica, no topo de TODOS os guindastes tem sempre uma bandeira americana tremulando.
Em concessionarias de automóveis, tem sempre uma bandeira americana.
90% das casas, tem um pequeno mastro perto da porta com a bandeira americana.
Nos filmes americanos SEMPRE aparece a bandeira americana ou as cores “red, white & blue”.
50% das musicas “country” americanas falam sobre o governo, liberdade, território, soldados, etc...
Talvez por isso o povo americano sempre quer defender o seu “território” e a sua “liberdade”. E talvez por isso o povo americano seja o mais odiado do mundo. Talvez mais do que os chamados “terroristas”.
Mas isso não impede que exista o americano consciente e que goste de criticar ou protestar contra o governo.
aomapanhe o termo patriota no twitter
ResponderExcluirhttp://search.twitter.com/search?lang=pt&q=patriota&result_type=recent
O Patriotismo americano é um fenômeno decorrente de algo que não é o bem comum, e sim, alienação de massas.
ResponderExcluirQuem eram os patriotas americanos durante os anos 50 ~ 70? Os que apoiavam com fervor o aumento da mobilização militar, envio de mais reservas e uso violento do poderio "tecno-militar" para a Ásia comunista? Ou os que renegavam o dever de militância americana e pediam integração social, ajustes na política interna dos E.U.A?
O que eu quero dizer é, o patriotismo exacerbado americano, herança, talvez, do jingoísmo, não é um ideal de bem estar comum.
Por fim, sugiro que mudemos o "Patriotismo" pelo "Nacionalismo", sendo este último algo sem tendência a ser fascista ou comunista/socialista, mas sim, a militância da população e supervisão de todos sobre as questões políticas. Como sabiamente você proferiu: "povo é como o touro, não sabe a força que tem."