Trote no Rio de Janeiro dará multa cobrada na conta telefônica

Ligações falsas chegam a responder por 30% do total de chamadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado.

Ligações de trote para os serviços de atendimento de emergências no Rio de Janeiro agora serão punidas com multa, cobrada diretamente na fatura telefônica.

 

É o que prevê a Lei 5.784/10, de autoria do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP)(foto).

 

De acordo com representantes dos principais serviços públicos de emergência, sobretudo os que envolvem remoções, resgates e combate a incêndios ou ocorrências policiais, a lei deve evitar que os trotes causem mais prejuízos.

De acordo com o diretor do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Bonfim, 15% das ligações que a instituição recebe no número 193 são trotes. Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esse número chega a 30%.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que o serviço de atendimento 190 recebe 4 mil ligações falsas por dia, o equivalente a 18% do total.

A nova norma estabelece que os órgãos públicos que oferecem esses atendimentos divulguem tabela de custos de todas as etapas, desde o atendimento até o deslocamento das equipes.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy