Brasil é o país que mais pede para o Google remover conteúdo
O Brasil é o país que mais pede que o Google remova conteúdos de seus serviços, como o YouTube, o Orkut e o site de fotos Picasa. Entre julho e dezembro do ano passado, a empresa diz ter recebido 263 pedidos de remoção de conteúdo por parte do governo ou da Justiça do Brasil, que é seguido na lista pela Coreia do Sul, com 139, e a Alemanha, com 118.
O Google diz que uma das explicações para o alto número de decisões da Justiça sobre o assunto foi a campanha eleitoral do ano passado, quando houve eleições para presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais.
O número de pedidos feitos por tribunais eleitorais cresceu [durante as eleições], determinando a retirada de conteúdo relacionado a campanhas políticas. Além disso, um tribunal determinou a remoção de mais de 11,5 mil fotos do Picasa. O processo judicial indicava que as fotos continham imagens de páginas de livros protegidas por direitos autorais.
Outro motivo apresentado pelo Google é a popularidade do Orkut no Brasil, o que também faz com que existam muitos processos na Justiça em que pessoas pedem a retirada de certos conteúdos da rede social.
O Brasil é o segundo colocado na categoria de pedidos de dados de usuários. A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4.601 pedidos de dados dos usuários – a empresa entregou as informações em 94% dos casos. O Brasil teve 1.804 pedidos de dados, seguido pela Índia, com 1.699.
A empresa diz que a divulgação dos dados tem o objetivo de melhorar a transparência no repasse dessas informações para a Justiça e o governo desses países.
Comentários
Postar um comentário
» Os comentários deste blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Não faço parcerias por meio de comentários, Click Aqui;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» Se você quiser deixar o link do seu blog no comentário assine como OpenId, não inclua links desnecessários em seu comentário;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.