ASTEROIDE GIGANTE E “POTENCIALMENTE PERIGOSO” PASSA PELA TERRA NOS PRÓXIMOS DIAS

Um asteroide considerado gigante e “potencialmente perigoso” irá passar pela Terra nos próximos dias. O 4179 Toutatis mede cinco quilômetros de distância e passará a 7 milhões de quilômetros da Terra – distância 18 vezes até a Lua. Por conta disso, esse asteroide não ofere
ce perigo para o nosso planeta, contudo ele terá sua trajetória acompanhada por supertelescópios espalhados pelo mundo...


Um asteroide considerado gigante e “potencialmente perigoso” irá passar pela Terra nos próximos dias. O 4179 Toutatis mede cinco quilômetros de distância e passará a 7 milhões de quilômetros da Terra – distância 18 vezes até a Lua. Por conta disso, esse asteroide não oferece perigo para o nosso planeta, contudo ele terá sua trajetória acompanhada por supertelescópios espalhados pelo mundo, sendo que alguns oferecerão transmissão ao vivo pela internet.

Este é o caso do Projeto Telescópio Virtual, da Itália, que irá fornecer imagens do asteroide, com comentários de astrofísicos, nesta quinta-feira, dia 13, às 18h (Brasília).

Além disso, o Toutatis também será monitorado pela sonda chinesa Chang'e 2, que fará um sobrevoo muito próximo ao asteroide no mesmo dia. A sonda foi originalmente lançada para estudar a Lua, contudo sua roda foi alterada em abril para que ela pudesse encontrar este corpo celeste.

O Toutatis foi visto pela primeira vez em 1934 e oficialmente descoberto em 1989. Ele faz sua jornada em torno do Sol a cada quatro anos. De acordo com o The Minor Planet Center, em Cambridge (Massachusetts, EUA), o asteroide é considerado potencialmente perigoso, o que significa que ele poderá representar algum dia, no futuro, uma ameaça para o nosso planeta. Em sua última passagem, em 2004, ele esteve a uma distância da Terra equivalente a quatro vezes até a Lua. A Nasa calcula que a próxima vez que o asteroide ficará tão “perto” será em 2069, quando estará a 7,7 vezes a distância até a Lua. 

Caso atinja um dia o nosso planeta, o Toutatis poderia causar um estrago catastrófico por conta do seu tamanho. Os cientistas acreditam que o impacto de um asteroide de um quilômetro já poderia trazer consequências globais, que muito provavelmente alterariam o clima mundial ao longo de vários anos. Em comparação, estima-se que o asteroide que teria exterminado os dinossauros há 65 milhões de anos media 10 quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como identificar se o site é criado em Joomla, Blogspot, Wordpress, Magento e Moodle, etc

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy